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A Inteligência de Mercado faz empresas crescerem!

A Inteligência de Mercado faz empresas crescerem!

InteligênciaConsidero a Inteligência de Mercado como a capacidade de entender um segmento de mercado em todos os seus ambientes e peculiaridades, a ponto de transformar as informações obtidas em conhecimentos úteis, objetivos, estratégicos e decisivos para o diferencial competitivo de uma empresa.

Essa capacidade, requer experiência, uma visão de longo alcance “além do horizonte” comum e  um pensamento aberto a inovações. Ela pode ser adquirida primeiro em um determinado segmento de mercado, tanto por um profissional quanto por uma empresa, desde que tenham visão sistêmica e vivência tanto do lado operacional quanto gerencial da atividade, assim como tenham amplo conhecimento de todo o mercado (fornecedores, clientes, concorrentes, pessoas, tecnologias, vantagens, ameaças, inovações, etc.).

Como sou oriundo da Contabilidade, atuando desde 1998 (Desde 2008 comecei a atuar no Marketing), posso afirmar que não houve área mais atingida pelas mudanças do mercado do que o setor contábil.

Foram mudanças tecnológicas, no sistema tributário, no perfil do profissional, na legislação internacional, o avanço do cerco tributário, surgimento de franquias, de empresas especializadas, a concorrência desleal, falta de diferencial competitivo, etc.

Acompanhei todas estas etapas do mercado contábil, e em 2009 comecei aplicar meu conhecimento prestando consultoria para escritórios e empresas de contabilidade, além de outras empresas que procuram entrar neste mercado com seus serviços e produtos.

Mas vamos adiante, citei o mercado contábil por ser o primeiro segmento onde dediquei meus esforços, para utilizar a Inteligência de Mercado, na busca de diferencial competitivo e por ter sido um grande aprendizado prático, devido a tudo que vivi em todas as mudanças citadas.

Mas o que ocorreu no mercado contábil não é exclusivo do setor!

Em todos os segmentos estão ocorrendo mudanças e a competitividade aumenta, a ponto de muitas vezes o cliente não perceber diferenças entre empresas do mesmo ramo.

Esta aparente falta de diferencial faz com que o cliente acabe optando na maioria das vezes pelo preço mais baixo, seja na contratação de um prestador de serviços ou na aquisição de uma mercadoria.

Portanto uma empresa, que tem foco agressivo nas vendas de produtos/serviços pode obter um aparente bom resultado por um tempo.

Mas se a mesma empresa não tem por trás desta ação um amparo, uma sustentação inteligente que acompanhe o mercado, suas tendências, o comportamento do consumidor, assim como as novas tecnologias, os concorrentes, etc., com certeza perderá oportunidades de negócio e de crescimento.

É neste ponto que a Inteligência de Mercado se faz presente, ou melhor, se faz como um grande diferencial estratégico, porque sustenta as ações colocadas em prática.

Com a Inteligência de Mercado tudo é acompanhado: novas tecnologias, novas formas de gestão de pessoal, concorrentes (atuais e novos), ações dos concorrentes (jornais, internet, clientes, fornecedores), informativos oficiais (associações, sindicatos, etc.), legislação (Advogados, Contadores).

A Inteligência de Mercado tem por objetivo buscar a excelência de toda empresa através do conhecimento, da inteligência propriamente dita.

A Inteligência de Mercado permite trabalhar a informação como verdadeiro diferencial no negócio e transmite conhecimento que permite:

  1. Melhorar o posicionamento estratégico, comparando a posição da empresa e seus concorrentes;
  2. Conhecer novos mercados;
  3. Criar novos produtos e serviços;
  4. Identificar e captar prováveis clientes;
  5. Identificar ameaças e oportunidades;
  6. Conhecer forças e fraquezas;
  7. Identificar vantagens competitivas;
  8. Criar estratégias de crescimento;
  9. Analisar cenários para identificar mudanças externas;
  10. Melhorar posicionamento da Marca;
  11. Identificar gargalos;
  12. Formar equipes, ou redes de comunicação interna e externa;
  13. Avaliar mudanças sociais, mudanças de comportamento, movimentos de comunidades, organizações de trabalhadores ou de consumidores, que possam afetar os negócios da empresa.
  14. Avaliar as inovações tecnológicas que possam alterar a forma de trabalho da empresa, seus produtos e serviços.

A Inteligência de Mercado fornece informações para que uma empresa tenha um ganho real em todos os seus setores, fazendo com que esse conjunto alcance os objetivos da empresa: lucro, crescimento sustentável, planejamento à longo prazo, satisfação do empresário e dos colaboradores.

Fonte: Consultor Alexandre Ferrão – www.alexandreferrao.com.br

Posted by Alexandre Ferrão / Posted on 18 dez
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