Rua Oswaldo Cruz, 523 - Centro - Lins / SP | Telefone/FAX: (14) 3522 4168 / 3523 1739

O Planejamento Estratégico

O Planejamento Estratégico

PlanejamentoOrganizar uma empresa é um grande desafio, é necessário entender todos os seus aspectos: desde a comunicação interna, o relacionamento com o mercado e o público alvo, chegando as práticas administrativas/financeiras e tecnológicas.

Planejamento Estratégico é o principal plano a ser desenvolvido por uma empresa, pois determina como ela irá se desenvolver, estabelece as suas metas e objetivos a médio e longo prazo.

pesquisa de mercado, o plano de negócios, o planejamento financeiro, por exemplo, convergem para planejamento estratégico, já o  plano de marketing tem suas ações determinadas com base naquilo que se estabeleceu nele.

Desenvolvemos o seu Planejamento Estratégico em duas etapas:

Primeira Etapa: O Diagnóstico Empresarial

O objetivo do Diagnóstico Empresarial é entender como a empresa está posicionada, como percebe os seus concorrentes e como está agindo no mercado.

Diagnóstico Empresarial avalia:

  1. As práticas da empresa e da concorrência;
  2. A sua organização administrativa e financeira;
  3. As políticas da empresa;
  4. A organização tecnológica;
  5. A relação com o cliente;
  6. Dentre outros fatores.

A importância do Diagnóstico Empresarial está no fato do empresário estar absorvido pelo próprio trabalho, o que faz com que deixe a posição estratégica que deveria manter, com isso ele deixa de pesquisar o mercado, desconhece novas tecnologias, delega funções para pessoas sem a devida capacitação, tem dificuldades em liderar  e principalmente deixa de inovar.

O resultado disto tudo são empresas travadas em seus processos, que não inovam, fazem mais do mesmo e não conseguem crescer no mercado onde atuam e o pior vêem outras empresas ultrapassá-las a  passos largos.

Diagnóstico Empresarial identifica o que está errado, compara com as práticas do mercado e o relatório final aponta novos caminhos e correções necessários.

Segunda Etapa: O Planejamento Estratégico

Após identificar os principais gargalos e entender como a empresa funciona partimos para o Planejamento Estratégico onde são definidos os objetivos que a empresa deseja alcançar e de que forma isso irá ocorrer.

A elaboração do Planejamento Estratégico impacta as seguintes áreas::

  1. Produtividade;
  2. Custos;
  3. Atendimento ao cliente;
  4. Inovação;
  5. Tecnologia (sistemas, hardware, internet);
  6. Gestão de Pessoas;
  7. Gestão de Processos;
  8. Melhoria da gestão em geral.

E para que seja bem sucedido dentro dele são desenvolvidos e implantados controles de gestão  e relatórios gerenciais, assim como ocorre o monitoramento do mercado que visa a análise de comportamento, observação de tendências, de hábitos  e novidades tecnológicas que podem impactar e até mesmo indicar a necessidade de mudanças no Planejamento Estratégico.

A partir desta definição entra em ação o Plano de Marketing: a Criação de Estratégias, a Criação de Novos Produtos, Novos Serviços, etc.E todas as ações necessárias para alcançar os objetivos traçados.

Todas as ações devem estar comprometidas com o planejamento para que a empresa alcance o que está definido como meta e objetivo.

mercado é dinâmicoevoluções sociaistecnológicas econômicas transformam negócios constantemente.

Ter uma estratégia bem definida, acompanhar constantemente o mercado e estar preparado para ajustes e adaptações é a solução!

Posted by Alexandre Ferrão / Posted on 18 dez
  • Planejamento
  • Post Comments 0

    Drop us a line

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *