O Planejamento Estratégico
Organizar uma empresa é um grande desafio, é necessário entender todos os seus aspectos: desde a comunicação interna, o relacionamento com o mercado e o público alvo, chegando as práticas administrativas/financeiras e tecnológicas.
O Planejamento Estratégico é o principal plano a ser desenvolvido por uma empresa, pois determina como ela irá se desenvolver, estabelece as suas metas e objetivos a médio e longo prazo.
A pesquisa de mercado, o plano de negócios, o planejamento financeiro, por exemplo, convergem para planejamento estratégico, já o plano de marketing tem suas ações determinadas com base naquilo que se estabeleceu nele.
Desenvolvemos o seu Planejamento Estratégico em duas etapas:
Primeira Etapa: O Diagnóstico Empresarial
O objetivo do Diagnóstico Empresarial é entender como a empresa está posicionada, como percebe os seus concorrentes e como está agindo no mercado.
O Diagnóstico Empresarial avalia:
- As práticas da empresa e da concorrência;
- A sua organização administrativa e financeira;
- As políticas da empresa;
- A organização tecnológica;
- A relação com o cliente;
- Dentre outros fatores.
A importância do Diagnóstico Empresarial está no fato do empresário estar absorvido pelo próprio trabalho, o que faz com que deixe a posição estratégica que deveria manter, com isso ele deixa de pesquisar o mercado, desconhece novas tecnologias, delega funções para pessoas sem a devida capacitação, tem dificuldades em liderar e principalmente deixa de inovar.
O resultado disto tudo são empresas travadas em seus processos, que não inovam, fazem mais do mesmo e não conseguem crescer no mercado onde atuam e o pior vêem outras empresas ultrapassá-las a passos largos.
O Diagnóstico Empresarial identifica o que está errado, compara com as práticas do mercado e o relatório final aponta novos caminhos e correções necessários.
Segunda Etapa: O Planejamento Estratégico
Após identificar os principais gargalos e entender como a empresa funciona partimos para o Planejamento Estratégico onde são definidos os objetivos que a empresa deseja alcançar e de que forma isso irá ocorrer.
A elaboração do Planejamento Estratégico impacta as seguintes áreas::
- Produtividade;
- Custos;
- Atendimento ao cliente;
- Inovação;
- Tecnologia (sistemas, hardware, internet);
- Gestão de Pessoas;
- Gestão de Processos;
- Melhoria da gestão em geral.
E para que seja bem sucedido dentro dele são desenvolvidos e implantados controles de gestão e relatórios gerenciais, assim como ocorre o monitoramento do mercado que visa a análise de comportamento, observação de tendências, de hábitos e novidades tecnológicas que podem impactar e até mesmo indicar a necessidade de mudanças no Planejamento Estratégico.
A partir desta definição entra em ação o Plano de Marketing: a Criação de Estratégias, a Criação de Novos Produtos, Novos Serviços, etc.E todas as ações necessárias para alcançar os objetivos traçados.
Todas as ações devem estar comprometidas com o planejamento para que a empresa alcance o que está definido como meta e objetivo.
O mercado é dinâmico, evoluções sociais, tecnológicas e econômicas transformam negócios constantemente.
Ter uma estratégia bem definida, acompanhar constantemente o mercado e estar preparado para ajustes e adaptações é a solução!
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